18 de abr. de 2010

Porque que Apzeiro é Magoado Com Opaleiro?

Pessoal, esse texto foi feito pelo amigo João Paulo Simões, e retrata a realidade e algumas verdades sobre o opala:

"1- Será que é porque AP só corre se for turbo? E que com turbo até BR-800 anda bem?

2- Será que é pq AP é motor de iniciantes, e por ser baratinho, qualquer um pode mexer. Daí ficam empolgados quando dão kct numa Caravan velha do vovô com uma DFVzinha apenas?

3- Será que é pq há mais de 30 anos atrás os Opalas 6cil (e Mavericks V8) da Divisão 3 já desenvolviam mais de 400hp (líquidos), e sem turbo. Porque carro de verdade corre bem só com o motor que tem.

4- Será que é porque AP aspirado de rua, forte, é que nem orelha de freira? Todo mundo desconfia que tem, mas ninguém nunca viu.

5- Será que é pq os Stock Cars da década de 80 eram bem mais potentes que os Passats e Gols da Marcas e Pilotos? E também andavam muito mais. E os Stock eram aspirados e os Marcas e Pilotos eram turbos.

6- Será que é pq quando estes mesmos carros se encontravam anualmente nas Mil Milhas Brasileiras, e competiam com esportivos trazidos de fora e protótipos nacionais, O Opala sempre levava a melhor? Ganhou sete vezes, enquanto que a única vez que um carro de turismo com AP ganhou, um Passat, foi pq os Opalas 6cil não correram.

7- Aliás, o Opala foi o carro que mais vezes venceu a Mil Milhas, contra seis vezes do Porsche 911/993.

8- Ou será que é pq os Marcas e Pilotos turbos saíam da corrida aos bagaços e tinham de trocar o motor, pois já não servia para nada. Enquanto que os Opalas trocavam o óleo e iam correr no próximo final de semana pela Stock Car.

9- Ou será ainda pq até hoje o recorde de velocidade latino-americano, para carros aspirados, é de um Opala? Mais de 303km/h de média, com um Opala ASPIRADO, em 1.991 pelas mãos de Fábio Sotto Mayor. E sem turbinho, sem peito de silicone, só pelo motor.

10- Ou será que é pq no tempo em que o Opala do Degreas faz os 402m, os melhores APs do país ainda estão nos 201m?

11- Em 1.989 o piloto Elio Seikel, que na época corria de fórmulas na Inglaterra, bolou um grande plano para ganhar as Mil Milhas Brasileiras. Adquiriu um Porsche 944 Turbo, que corria na Porsche Turbo Cup Européia. Um esportivo leve, de excelente aerodinâmica, tração traseira (como qualquer carro que se preze) e de motor? Um Porsche 4cil em linha refrigerado a água (derivado do VW AP), mas de cilindrada aumentada 2.5 e turbo. O mesmo modelo que competia, em sua categoria, nas 24 Horas de Le Mans. Segundo o pensamento do piloto, o Porsche Turbo seria o bastante para acabar de uma vez por todas com as inúmeras vitórias dos Opalas nas pistas nacionais. Afinal de contas Os Opalas nada mais eram do que um carro antigo, de motor ultrapassado e aspirado. Não teriam a mínima chance contra um moderníssimo Porsche Turbinado. Resultado da corrida? O vencedor foi, para variar, um singelo Opala Aspirado, várias voltas na frente do Porsche. Que ao menos teve um comportamento bastante regular, não apresentando qualquer tipo de defeito mecânico. De fato ficou comprovado que um Porsche Turbo até seria capaz de vencer um Opala aspirado, mas não um 4cil. Os Opalas só foram passados para trás, alguns anos depois, pelos Porsches 911/993 6cil Turbos.

12- No aeroporto de S.José dos Campos (SP), sempre rola um desafio de velocidade máxima, tem de tudo, desde gol turbo até Porsche 911 GT3, então vamos as marcas:

01. A.Sanchez - Porsche 911 Bi turbo - 310,6 km/h de média.

03. A.Sanchez - Nissan 300Zx Biturbo - 280,5 km/h de média.

07. Guido Borlenghi - Opala V8 - 274,6 km/h de média.
------------------------------------------
12. A.Martins - Caravan 78 4.2T - 261,7 km/h de MÉDIA.

13. Antonio Luis - Opala76 4.2T - 261,6 km/h de MÉDIA.
------------------------------------------
MELHOR AP COLOCADO:

32. Tiago Jorge - Gol Turbo - 195,6 km/h de MÉDIA.


Autor: João Paulo Simões (Bw_Opala_Simões)"

2 comentários:

  1. O mais Chato...é conversar com Apzeiro...eles só argumentam sobre velocidade final...quem vira em menos tempo....quanto tempo de zero a 100km/h...
    Ou seja...eles só enxergam isso..Apzeiro quer ''avuar''......e esqueçem que a palavra ''carro''tem muitos outros conceitos....por isso que o opala é bom...pois opala não precisa ''avuar'' para ser carro.

    ResponderExcluir
  2. O gol do Thiago jorge nem AP é. É m 1000 16v Turbo Nitro.

    ResponderExcluir